Vi que essa semana aconteceu alguma coisa que tem a ver com Estados Unidos e Turquia. O que foi?
Verdade. O que aconteceu foi o seguinte: os Estados Unidos retiraram tropas que estavam na Síria ajudando os curdos a combater o Estado Islâmico.
Quem são os curdos?
São um grupo étnico que ocupa partes da Turquia, Iraque, Síria e Irã. Apesar de não ser um país de verdade, essa área é conhecida como Curdistão.
Por que os Estados Unidos decidiram retirar as tropas?
O presidente Donald Trump havia prometido na campanha de 2016 que o país sairia de todas as guerras que ele considerasse desnecessárias. Para o governo Trump, os EUA não precisam mais ajudar a combater o Estado Islâmico e, por isso, mandou as tropas de volta para casa.
Veja nossa galeria explicativa no Instagram!
Ver essa foto no Instagram
E qual é o problema disso?
O problema é que a presença dos Estados Unidos estava impedindo que os turcos e os curdos entrassem em conflito. Assim que os americanos deixaram a Síria, a Turquia começou a atacar os curdos com bombardeios.
Por que os turcos estão atacando os curdos?
Porque o governo Turquia vê os curdos como inimigos porque eles querem criar seu próprio estado, o chamado Curdistão.
Ouvi dizer que o pessoal do partido do Trump não aprovou a decisão do presidente. Verdade?
Sim. Vários membros integrantes do partido Republicano criticaram Trump por causa dessa decisão. Eles acham errado abandonar os curdos. E têm medo que, sem os americanos, o Estado Islâmico volte a ganhar força.
Os Estados Unidos são a favor dos ataques que os turcos estão fazendo aos curdos?
Não. Trump e políticos dos EUA criticaram a Turquia por ter feito as ações militares. O presidente ameaçou punir os turcos por conta dos bombardeios.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia esses textos: