Meu, a internet inteira só fala sobre a briga entre o Elon Musk e o Alexandre de Moraes. Teve gente que achou que o STF ia DERRUBAR o Twitter no Brasil. Você viu? Vou explicar essa história e o que ela tem a ver com a liberdade de expressão. Vamos nessa, você está no Me Explica.

Bom, tudo começou há algum tempo atrás, na Ilha do Sol… Não, a história começa no dia SEIS DE ABRIL, um sábado, quando o Elon Musk resolveu começar a ATACAR o Alexandre de Moraes, que é ministro do Supremo Tribunal Federal, o STF. O Musk também ameaçou descumprir ordens judiciais e reativar perfis de pessoas que foram bloqueados pela justiça. 

O dono do Twitter, que agora se chama XIS [imagem da XUXA], comentou uma postagem do Alexandre de Moraes, fazendo uma provocação. Ele disse: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”. Só para completar a fofoca, o post do Xandão não falava nada sobre esse assunto.

Depois de fazer isso, o ELÃO continuou PROVOCANDO o Alexandre de Moraes. Ele ameaçou reativar contar que foram bloqueadas pela justiça brasileira. Mas que contas são essas e por que elas foram bloqueadas? Por exemplo, do Luciano Hang, o véio da Havan, do Allan dos Santos, do Daniel Silveira, que era deputado e foi cassado, do Monark, o Youtuber, enfim, de várias pessoas. 

E o que esse pessoal todo tem em comum? Todos eles foram bloqueados no XIS [imagem da XUXA] por que eles são investigados por ESPALHAR mentiras na internet para prejudicar a democracia brasileira. E muitos desses perfis foram bloqueados por decisões do Alexandre de Moraes. 

Desde o sábado, o Elon Musk está se dedicando a atacar o Alexandre de Moraes e a interagir com deputados e personalidades ligadas à direita e à extrema-direita. Ele chegou até a chamar o Xandão de “ditador do Brasil”. 

Mas por que cargas d’água o Elon Musk está preocupado com o Brasil? Bom, ele gosta de dizer que ele é um ABSOLUTISTA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Ou seja, que ele acha que todo mundo deve poder falar o que quiser, como quiser, não importa o que seja. Seguindo essa ideia dele, uma pessoa poderia mentir sobre qualquer coisa porque o direito à liberdade de expressão é SAGRADO e não pode ser desrespeitado de jeito nenhum. 

E de onde vem essa ideia? Bom, em parte, ela vem dos Estados Unidos, que é onde o Elon Musk mora e faz os seus negócios. Tem uma parte da Constituição americana que diz que não pode existir nenhum limite para a liberdade de expressão. E eles levam isso a sério. Lá nos EUA, não é proibido usar a suástica e nem ser racista. Uma pessoa pode negar o Holocausto e queimar a bandeira, se quiser. 

O Elon Musk quer que todo mundo siga o modelo americano de liberdade de expressão. O problema é que em outros países, como no Brasil e em vários lugares da Europa, a coisa funciona de um jeito diferente. Aqui no Brasil também existe a liberdade de expressão, que está no artigo 220 da Constituição, mas ela não é tão radical. Você não pode simplesmente sair falando o que quiser. No nosso país, existem vários LIMITES para a liberdade de expressão. Ela não pode violar direitos de outras pessoas, por exemplo. E ela não pode ser usada para ameaçar ou prejudicar a democracia. 

Esse debate é MUITO antigo. Ele está acontecendo desde a Grécia Antiga, que a gente saiba. E a ideia do que era liberdade de expressão mudou muito. E mudou muito também o quanto as pessoas poderiam ser livres pra expressar as suas opiniões ou não.

Resumindo bastante a história, o que está acontecendo agora é o seguinte: o Elon Musk está cada vez mais próximo de políticos de extrema-direita nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países. Essa “luta” dele por liberdade de expressão coincide também com uma prática de vários grupos políticos de direita de espalhar mentiras de maneira SISTEMÁTICA e atacar a democracia. Isso aconteceu no Brasil e nos Estados Unidos. 

Ele fala bastante sobre liberdade de expressão, mas ele é seletivo. Por exemplo, o Musk nunca criticou o fato de o Twitter ser proibido na China. Talvez porque ele dependa bastante do país para conseguir fazer negócios. A Tesla, empresa de carros elétricos do Elon Musk, tem uma fábrica em Xangai.

Depois das provocações, o Alexandre de Moraes incluiu o Elon Musk nas investigações das chamadas milícias digitais. Essas milícias são grupos ligados ao governo Bolsonaro e à família do ex-presidente que se dedicam a atacar a democracia brasileira usando as redes sociais e informações falsas. 

O braço de ferro entre Xandão e Elão só começou. Vamos ver como serão os próximos capítulos dessa história. 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.