Vi que ontem (domingo) aconteceu uma confusão no Recife. O que foi?
Uma menina de 10 anos passou por um procedimento de aborto depois de ser estuprada pelo tio e ficar grávida. O caso aconteceu no Espírito Santo.
Então porque ela estava no Recife?
Porque o hospital que tinha condições de realizar o procedimento no Espírito Santo negou atendimento a ela. O procedimento foi marcado, então, no Recife.
Por que teve essa confusão na porta do hospital?
Um grupo de políticos, militantes conservadores, católicos e evangélicos cercou o hospital para tentar impedir que o aborto ocorresse.
Por que eles estavam contra o aborto? Era ilegal?
Não, a lei brasileira permite que, em caso de estupro, seja realizado o aborto. Os manifestantes diziam estar protestando “a favor da vida”, dizendo que a menina de 10 anos deveria dar à luz à criança mesmo se tratando de um procedimento legal, previsto pela legislação.
Vi que teve um outro grupo que protestou. O que eles diziam?
Que o aborto deveria acontecer exatamente porque a lei permite. E, por se tratar de uma criança, a vida da menina que sofreu o estupro estaria em risco caso a gravidez fosse adiante.
Como faço para saber mais sobre esse caso?
Leia esta matéria aqui, do Jornal do Commercio: https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2020/08/11963431-confusao-com-vereadores-e-deputados-marca-aborto-legal-de-crianca-de-dez-anos-no-recife.html