Vi umas notícias falando que o Facebook vai ser investigado. O que aconteceu?
Essa semana, autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido anunciaram que vão investigar o Facebook por causa do vazamento de informações de mais de 50 milhões de pessoas.
Como assim, vazamento?
Reportagens de jornais e sites americanos e britânicos revelaram que a empresa Cambridge Analytica conseguiu acessar dados privados dessas pessoas por causa de uma falha da rede social.
Eram dados importantes? Conta de banco, etc?
Não havia o número de cartão de crédito, conta de banco ou algo assim. Mas as informações mostravam as curtidas dos usuários, seus amigos e outras preferências, coisas que o Facebook deveria manter privada.
Quando isso aconteceu?
A história começou em 2014, mas ela só foi revelada em 2018.
E o que é essa empresa Cambridge Analytica? O que ela faz?
É uma empresa que analisa dados e foi contratada pela campanha de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas de 2016 e pela campanha do Brexit, que levou o Reino Unido a sair da União Europeia.
O que esse vazamento quer dizer, então?
Que a empresa teve acesso a dados importantes de possíveis eleitores e que pode ter usado essas informações para favorecer seus clientes. Também quer dizer que ela usou métodos possivelmente ilegais para influenciar eleições importantes nesses dois países.
Me diz uma coisa: o Facebook não fez nada?
Parece que não. A empresa não avisou ninguém de que o vazamento das informações tinha acontecido. Os usuários não ficaram sabendo que seus dados foram expostos.
Aqui no Brasil a gente precisa se preocupar?
Sim. A Cambridge Analytica abriu um escritório por aqui e provavelmente vai atender candidatos nas eleições de outubro.
Como essa história apareceu? Como os jornais ficaram sabendo disso tudo?
Um ex-funcionário da Cambridge Analytica denunciou seus ex-patrões. Ele mostrou e-mails e outros documentos para provar sua acusação.
O que vai acontecer com o Facebook e a Cambridge Analytica?
Bom, algumas coisas já estão acontecendo, como eu disse ali em cima. Agora, as duas empresas terão de responder por esse incidente. Mas o Facebook já sentiu o peso das acusações. A empresa perdeu US$ 35 bilhões de seu valor ontem por causa das denúncias.