O que é o Sisu?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a maneira que instituições federais e estaduais de ensino superior tem de oferecer vagas a partir da utilização das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)., como forma de seleção parcial ou integral.
Ele acontece todo ano?
Sim, ele acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa pode se candidatar no Sisu, desde que tenha feito o Enem e não tenha zerado na redação.
Mas precisa pagar alguma coisa para se inscrever?
Não. As inscrições são gratuitas e todas as instituições que participam do Sisu devem oferecer acesso à internet gratuito para quem deseja participar.
Como funciona o processo?
O candidato pode escolher até duas opções de cursos de graduação. A partir da nota do Enem, o Sisu classifica os melhores de cada curso e distribui as vagas.
Quantas universidades disponibilizam vagas no Sisu?
65 instituições de ensino superior: universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Quantas vagas existem?
No total, serão 228 mil vagas.
Mas posso mudar de ideia e escolher outro curso depois?
Sim. O candidato pode, durante o período de inscrição, mudar sua opção de curso quantas vezes quiser. Mas vale lembrar que o Sisu considera a última inscrição concluída.
E se mesmo assim quiser esperar por uma vaga num curso específico?
Também pode. As instituições abrem uma lista de espera e, em caso de desistência, fazem a chamada dos candidatos que estão inscritos na lista, até preencher as vagas.
As inscrições estão abertas?
Sim, e podem ser feitas no site: http://sisu.mec.gov.br