Faz tempo que a gente não ouve falar da Guerra na Ucrânia, né? O que está acontecendo por lá?
Bom, a guerra continua, infelizmente, mas parece que o interesse do chamado MUNDO OCIDENTAL pela Ucrânia está diminuindo. E eu não tô falando só da cobertura da imprensa, mas também dos ALIADOS da Ucrânia, como os Estados Unidos.
Como assim, Diogo? Bom, os Estados Unidos têm ajudado a Ucrânia dando dinheiro para o país comprar armas, tanques e outras coisas necessárias para continuar lutando contra a Rússia. É a famosa AJUDA MILITAR.
Mas os ucranianos estão dizendo que os Estados Unidos DEMORARAM DEMAIS para aprovar um novo PACOTE DE AJUDA, no valor de NOVENTA E CINCO BILHÕES DE DÓLARES. Mas por que demorou tanto pros americanos ajudarem os ucranianos?
Ajuda à Ucrânia atrasou devido à briga política nos Estados Unidos
Um dos motivos principais foi a briga política INTERNA dos Estados Unidos. O partido Republicano complicou bastante a aprovação do projeto de lei que liberou essa grana toda para a Ucrânia. E uma das complicações desse projeto é que ele também libera dinheiro de ajuda militar para Israel e Taiwan.
O ex-presidente da Ucrânia, o Viktor YUSHCHENKO, CRITICOU os americanos pela demora. Ele disse que foi uma PERDA DE TEMPO COLOSSAL essa história toda e que o atraso foi bom para o VLADIMIR PUTIN, que conseguiu conquistar algumas cidades importantes na Ucrânia.
FALTOU MUNIÇÃO pros ucranianos, cês acreditam? Aí, o exército da Rússia conseguiu atacar vários pontos na Ucrânia, usando ataques aéreos e por terra também. A Ucrânia estava esperando justamente essa grana de AJUDA MILITAR dos Estados Unidos para construir uma barreira física pra tentar conter os russos perto da cidade de AVDIIVKA, que fica no leste do país. Essa cidade foi TOMADA PELOS RUSSOS em março desse ano. E, como eu já expliquei, a grana atrasou e a Ucrânia tá sofrendo pra segurar o exército da Rússia por lá.
Dá tempo da Ucrânia lutar contra a Rússia na guerra?
E agora, o que vai acontecer? A Ucrânia vai perder a guerra, então? Olha, segundo o ex-presidente da Ucrânia, o VIKTOR YUSHCHENKO, não. Ainda dá tempo de repor as munições e fortalecer o exército ucraniano pra dar uma boa segurada na Rússia, segundo o que ele diz.
Aliás, o secretário de estado dos EUA, o Anthony Blinken, foi visitar a Ucrânia na semana em que a gente está gravando o vídeo, na primeira metade de maio. Essa visita é um sinal de que os Estados Unidos não esqueceram da Ucrânia e que vão continuar empenhados em ajudar o atual presidente, o ZELENSKYY, a lutar contra os russos.
Então, como sempre, a gente vai ficar de olho aqui pra EXPLICAR tudo pra vocês. Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos dessa guerra, que já tem mais de DOIS ANOS!