Ouvi falar que o Whatsapp foi bloqueado. É verdade?
Sim. A justiça mandou bloquear o aplicativo de mensagens por 48 horas em todo o Brasil a partir da 0h desta quinta (17).

Por quê? Isso é coisa das operadoras de celular?
É verdade que as operadores de telefonia celular querem que o Whatsapp seja regulamentado. Para elas, o aplicativo está funcionando como se fosse uma operadora (permite a troca de mensagens e chamadas de voz). Sendo assim, o Whatsapp deveria pagar os mesmos impostos e seguir as mesmas regras que empresas como Vivo, Claro, Oi e Tim são obrigadas a seguir. Mas não foi por isso que o Whatsapp será bloqueado.

Por que então? 
Segundo o site ConJur, essa decisão foi tomada por conta de uma investigação da Polícia Civil. Um homem foi acusado de trazer cocaína da Colômbia e maconha do Paraguai, segundo o site, e esse caso teria motivado o bloqueio.

Então não são as operadoras?
Não.

Porque a gente não pode ficar sabendo o real motivo desse bloqueio?
Porque o processo corre em segredo de justiça. Isso quer dizer que existe o risco de a investigação ser prejudicada se algo for divulgado ao público.

Foi a Dilma que mandou bloquear?
Não. Foi o juiz da 1a. Vara Criminal da cidade de São Bernardo do Campo (SP).

Isso já aconteceu antes?
Quase. No começo do ano, um juiz do Piauí mandou bloquear o aplicativo devido a uma investigação sobre pedofilia, mas o bloqueio não chegou a acontecer.

E agora? 
Agora temos de esperar para ver o que acontecerá. Pelas informações que temos até agora, esse bloqueio só vai durar até a sexta-feira. Mas um dado importante é: não se sabe se Whatsapp funcionará normalmente em conexões wi-fi.  A certeza é a de que não vai funcionar com o sinal da operadora de telefonia celular (no 3G e 4G, por exemplo).*

Alguém fez alguma coisa para derrubar esse bloqueio?
Sim, a operadora de telefonia Oi. A empresa entrou com um habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para tentar suspender o bloqueio do Whatsapp. Para a Oi a medida é descabida. Além de atingir toda sua base de clientes, disse que há outras maneiras de se cumprir uma ordem judicial.

Vi que tem uma notícia dizendo que um desembargador cancelou essa decisão. É verdade?
Algumas pessoas estão espalhando a imagem de uma notícia antiga, publicada pela Folha de S.Paulo em fevereiro de 2015. 

Tem algum outro aplicativo que eu possa usar?
Tem sim: Telegram, Viber e Signal são alguns. Basta procurar na sua loja de aplicativos e perguntar aos seus amigos quais outros aplicativos eles usam. Outra opção é usar aplicativos que “disfarçam” sua conexão, chamados de VPN. Um deles é o Betternet.

É verdade que o Whatsapp foi bloqueado por causa do Marco Civil da Internet?
Não. Na verdade o bloqueio infringe o Marco Civil da Internet, que propõe que as operadores de telefonia móvel ofereçam o serviço de internet e que os usuários utilizem como bem entender. O Marco Civil sugere e compreende que o usuário está imune e tem o direito de consumir o que é melhor para si.

O VPN funciona mesmo?
Funciona. Ele impede que o Whatsapp “veja” que você está numa conexão brasileira. O problema dele é de privacidade. Em teoria, o dono do app de VPN poderia ter acesso aos seus dados de Whatsapp. Outro problema é: todos os seus contatos de Whatsapp têm de usar esse aplicativo para que vocês possam se comunicar. Como tem muita gente migrando para outros aplicativos de mensagens, o mais provável é que o Whatsapp fique “vazio” nos próximos dois dias.

E o que vai acontecer com o Whatsapp do Me Explica?
Vamos esperar por dois dias para ver o que acontece. Se o Whatsapp não voltar, vamos anunciar uma alternativa. Não se preocupem!

O que Mark Zuckerberg, dono do Whatsapp, disse sobre o bloqueio?
Ele publicou uma nota em sua conta no Facebook com críticas sobre a decisão da justiça brasileira de bloquear o aplicativo. Disse estar chocado, pois a empresa se esforça para proteger os dados pessoais dos mais de 100 milhões de usuários e que está trabalhando para reverter a situação.

ATUALIZAÇÃO:

Segundo o jornal O Globo, um desembargador de São Paulo derrubou o bloqueio do Whatsapp em todo o Brasil. Ainda não há informações a respeito de quando o Facebook, dono do Whatsapp, vai colocar o aplicativo de volta no ar. 

*atualizado às 14h37 de 17/12

127 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.