Além dos técnicos portugueses, tem uma nova febre no futebol brasileiro: a SAF. Você já ouviu falar desse termo? Sabe o que ele tem a ver com o Ronaldo Fenômeno comprando o Cruzeiro? Vem com o Me Explica pra entender!

O que é SAF? E o que cazzo isso tem a ver com o Ronaldo Fenômeno?

Depois que ele se aposentou, resolveu virar empresário de futebol. Ele até tem um time na Espanha, o Real Valladolid. E o Fenômeno também agencia jogadores e até lutadores de MMA.

Mas o que isso tem a ver com a tal da SAF?

Calma, que estou chegando lá. Bom, o Ronaldo virou empresário e resolveu virar dono do Cruzeiro também. Quer dizer, dono de uma parte do clube mineiro. Mais especificamente, ele está querendo comprar o departamento de futebol do Cruzeiro. É aí que entra a história da SAF. Aliás, você sabe o que significa essa sigla?

Sei: significa Sociedade Anônima do Futebol. Mas me explica melhor como isso funciona?

Esse termo veio de uma lei, criada em 2021. Ela permite que os clubes de futebol virem empresas.

Por que essa lei é necessária? Os times não podiam simplesmente virar uma empresa?

Porque os clubes brasileiros são todos entidades sem fins lucrativos. Essa lei permite que os clubes transformem os seus departamentos de futebol em empresas. A partir do momento que um clube resolve criar uma SAF, ele tem que adotar uma série de medidas para ter transparência e uma gestão profissional.

Mas por que isso é importante?

Bom, porque isso é uma mudança muito importante no futebol brasileiro. E, embora nem todo mundo goste ou mesmo acompanhe futebol, a verdade é que esse esporte move milhões de reais no Brasil. Essa lei da SAF é importante porque, em teoria, ela permite que os clubes de futebol se profissionalizem e seja melhor administrados do que são hoje em dia. Não sei se você sabe, mas vários times, inclusive o nosso Corinthians, têm dívidas milionárias e estão lutando para pagar as contas. A SAF pode salvar alguns times que estão com problemas financeiros sérios, como o Cruzeiro, o Vasco e o Botafogo

Beleza, mas como funciona isso?

O clube que quiser virar uma SAF, como eu já disse, vai ter que tomar uma série de medidas para se tornar um empresa de fato. Mas não adianta só os dirigentes dos clubes quererem, essa transformação precisa ser aprovada pelos conselheiros do clube. No Cruzeiro, por exemplo, a coisa está se arrastando. O Ronaldo Fenômeno quer comprar a SAF do clube mineiro, mas os conselheiros estão fazendo uma série de críticas à proposta que o ex-atacante da seleção fez.

Então essa SAF quer dizer que os clubes podem vender seus times de futebol?

Na prática, é isso. Os clubes podem encontrar alguém, uma pessoa ou empresa, para comprar e administrar o futebol. No Cruzeiro, o interessado é o Ronaldo. No caso do Botafogo, um investidor americano chamado John Textor vai comprar o futebol do clube. Já lá no Vasco, é um grupo de investimentos chamado 777 Partners. Mas é claro que existem contratos para definir os limites dessa venda.

De onde vem essa história de SAF? Quem inventou isso?

Esse modelo de gestão mais parecido com o de uma empresa existe em vários lugares do mundo, inclusive na Europa. Times como o Manchester City e o Chelsea, da Inglaterra são administrados dessa maneira. Em outros esportes, como o basquete e o futebol americano nos Estados Unidos, os clubes também são empresas.

Então essa é a solução para todos os times brasileiros? Todo mundo vai virar SAF?

Olha, não dá para saber ainda se a SAF é uma boa alternativa. A verdade é que só o tempo vai mostrar se essa lei funciona bem ou se ela ainda precisa de melhorias. E nem todos os clubes estão muito a fim de experimentar essa novidade. O Corinthians, por exemplo, não pensa nessa possibilidade. O Palmeiras também não. Acho que dá pra dizer que, no geral, clubes muito grandes e que têm muitas fontes de receita, ou seja, de dinheiro, podem diminuir as dívidas apertando o cinto e melhorando suas gestões.

Mas o problema é que esse modelo de gestão que esses clubes tradicionais têm é complicado por vários motivos. Os dirigentes não são obrigados a explicar os gastos, eles podem se endividar quase sem limites e só precisam responder aos conselheiros e aos sócios.

Me Explica?

Author Me Explica?

More posts by Me Explica?

Leave a Reply