Todo dia vejo no jornal que o índice do tal Sistema Cantareira cai. Vai faltar água?
É muito provável que sim. O recorde de índices baixos vem sendo batido todos os dias e nada parece melhorar essa situação.

Mas tem chovido em São Paulo nos últimos dias. Não adiantou nada?
Pior é que não. Mesmo com essas chuvas, o índice do mês de março até agora é muito menor do que costuma ser: cerca de 39 milímetros de chuva. Normalmente, já deveria ter chovido mais de quatro vezes esse valor (184,1 milímetros de chuva).

E nos outros meses?
Em fevereiro, deveria ter chovido 202 milímetros, mas só vieram 73 milímetros. Em janeiro, normalmente caem 260 milímetros, mas em 2014 o total foi de 88 milímetros.

O sistema Cantareira é o único que abastece São Paulo? Por isso que só falam dele?
Não, existem outros, o Cantareira é o maior de todos, portanto, o mais importante. São seis sistemas usados para fornecer água para a Grande SP. O Cantareira produz 45% da água e o Alto-Tietê, 20,5%, para você ter uma ideia. Mas o Sudeste todo está com medo de faltar água, não só em São Paulo.

Por que choveu tão pouco? 
O pessoal do Climatempo disse que foi por causa de um sistema quente e seco que se formou sobre o Sudeste do Brasil e ficou parado por ali entre o final do ano passado e começo desse ano. Aí as frentes frias que levam umidade para essa região não conseguiram chegar ali, causando a estiagem. É melhor você ver o vídeo para entender melhor.

O aquecimento global tem culpa nisso? 
Ainda não é um consenso entre os especialistas, mas tudo indica que sim. Essa falta de chuva daqui do Sudeste brasileiro tem a ver, aliás, com o frio intenso e a neve que não para de cair no hemisfério norte.

E agora? Se chover todos os dias dá para recuperar a água?
É muito difícil. Mesmo que chova bastante, é improvável que o sistema volte ao normal rapidamente. Além disso, agora estamos chegando perto da estação mais seca do ano no Sudeste, o que deve piorar o problema.

Então vai ter racionamento?
Não sei, mas eu apostaria que sim. A campanha que a Sabesp fez para que as pessoas economizassem água funcionou, mas ela sozinha não consegue lidar com a demanda.

Saiba mais: 
UOL: Cantareira chega a 16,1%
Fantástico: Especialistas explicam calor extremo deste verão no Brasil
Climatempo: Por que parou de chover no Sudeste?
UOL: Veja quais são os reservatórios de água da Grande SP
Folha: Corrente de vento rápidas explicam ondas de calor e frio

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.